Conhecimento

Conceitos: Empresa Social

Embora não exista uma definição universal do conceito de empresa social, existem dois aspetos que são consensuais:

  • Uma empresa social deverá ter uma dupla base – financeira e social
  • Tem de ter uma governação rigorosa e transparente

No seguimento do diagnóstico realizado foram analisados 6 aspetos do conceito de empresa social:

  • Lucro: Existem opiniões diferentes relativamente a quanto lucro é aceite e distribuído. Os valores diferem de 0 a 50%, consoante o país, o quadro legal ou a pessoa/entidade
  • Missão Social: Existe um consenso relativamente à missão social
  • Doações: Do ponto de vista dos investidores a proporção de doações não deverá ser maior que 20% embora possa ir até 40%. No entanto por exemplo a lei do Reino Unido diz que esse rácio pode ir até 75% (definição UK SBS)
  • Governança participativa e democrática: não é um aspeto consensual.
  • Retorno do investimento: Embora não existam limites formais relativamente ao Retorno sobre o Investimento – ROI, não existe consenso relativamente aos níveis de distribuição desse retorno.
  • Cláusula de saída: Existem grandes diferenças relativamente aos montantes distribuídos aos acionistas e/ou realizados na sua saída.

Embora estes aspetos sejam referidos em diferentes definições verifica-se alguma flexibilidade na utilização dos mesmos.

No âmbito do ASII optámos por utilizar a definição mais abrangente: uma empresa social deverá ser uma entidade com um duplo resultado – Impacto social mensurável e, no mínimo, sustentabilidade financeira.

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