news / Opinião

Laboratório de Investimento Social fala-nos sobre o lançamento do Primeiro Título de Impacto Social em Portugal!

labweblogoFinalHeaderSquare

Ainda agora começou e já anuncia excelentes conquistas – 2015 é o ano do lançamento do primeiro Título de Impacto Social em Portugal. Os Títulos de Impacto Social (TIS) são uma das várias formas de financiamento que esta nova ótica de financiamento de iniciativas de inovação social traz. O Investimento Social pressupõe a aplicação de capital no setor social com a expectativa de gerar, simultaneamente, retorno social e retorno económico, na medida em que ambos são monitorizados e mensuráveis.

O primeiro TIS português, desenvolvido e promovido pelo Laboratório de Investimento Social, é também considerado pioneiro no mundo pela problemática social sob a qual se debruça e pela forma como a visa responder. Para combater o fraco desempenho escolar de alunos do ensino primário em certas escolas de Lisboa foi desenhada uma Academia de Código Júnior, com objetivo de integrar aulas de programação informática no currículo escolar dos alunos do primeiro ciclo. Com base na literatura existente, pode esperar-se que, através de várias externalidades à aprendizagem da programação, como o aumento da motivação pela aprendizagem e o estímulo ao raciocínio lógico, se dê uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, enquanto se lhes oferecem ferramentas chave para o seu futuro.

Neste sentido, a Fundação Calouste Gulbenkian, investidor do projeto, financia a oferta de aulas de programação informática em três escolas públicas do Concelho de Lisboa. Durante 30 semanas, três turmas do terceiro ano, terão estas aulas inseridas no seu currículo escolar e aprenderão não só uma linguagem nova – código, como os currículos de outras matérias serão integrados nestas aulas de formato mais dinâmico. O financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian tem em vista o alcance de dois resultados – uma melhoria do raciocínio lógico dos alunos e uma melhoria no seu desempenho escolar a Português e Matemática. A Nova SBE irá aferir os resultados do programa e ditará se a Câmara Municipal de Lisboa (CML) reembolsa ou não a Fundação Calouste Gulbenkian pelo seu  investimento social. Isto é, caso os alunos melhorem os seus resultados nestas duas métricas, a CML considera ter encontrado uma forma de combater o problema social em questão e que todos os anos lhe custa uma parte significativa do seu orçamento para a educação, pelo que paga de volta à Gulbenkian o seu investimento inicial.

O Título de impacto social serve para financiar a Academia de Código Júnior, monitorizar e gerir o seu desempenho para que, se os seus resultados forem satisfatórios, o seu programa seja escalado para todas as escolas do concelho num formato já validado.

Doc 3- ACJ-Infographic

Infografia do Título de Impacto Social – Academia de Código

Joana Cruz Ferreira

Analista no Laboratório de Investimento Social

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s