Conhecimento / news

Inovação social em Portugal – MIES e Iniciativa Activa

 

No âmbito do trabalho realizado em Portugal em termos de inovação social destacam-se duas iniciativas que pretendem mapear e disseminar boas práticas no país: O Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social para a região Norte, Centro e Alentejo e o estudo “Inovação Social em projetos do Programa Cidadania Ativa”.

 

MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social

MIES_Logo_Horizontal

Foram lançados recentemente os primeiros resultados da iniciativa MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social para a região Norte, Centro e Alentejo. O MIES é um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear e disseminar iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no país, contribuindo para o crescimento e competitividade do mercado de inovação e empreendedorismo social nacional.

O projeto é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira, contando com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade – Compete.

Através deste mapeamento, várias iniciativas com base em negócios/projectos inovadores foram identificadas, tendo sido publicado um directório das mesmas onde consta informação relativa a beneficiários, problema identificado, solução proposta/actividades, resultados e financiamento/sustentabilidade. Assim pretende-se divulgar e disseminar casos de sucesso e boas práticas nacionais.

Pode encontrar o livro on-line com informação das iniciativas aqui.

E o mapa interactivo aqui.

 

“No contexto actual em que o modelo capitalista tradicional tem sido cada vez mais posto em causa dado o aumento de desigualdades económicas e exclusão social, e que os orçamentos públicos enfrentam restrições crescentes, a inovação social assume-se como uma forma de dinamizar o sector da economia social, expandir a cobertura e eficiência dos recursos e alinhar a atuação das empresas com as necessidades da sociedade. (…) A inovação social é uma resposta descentralizada e eficaz para o grande desafio de prosperidade colectiva que Portugal enfrenta”

Filipe Santos (Presidente – Portugal Inovação Social)
in Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social

 

Inovação Social em projetos do Programa Cidadania Ativa

cidadania ativa

No âmbito do Programa Cidadania Ativa, da Fundação Calouste Gulbenkian, foi apresentado no passado dia 25 de Fevereiro o estudo “Inovação Social no programa de Cidadania Activa”.

O estudo, produzido pelo Instituto de Empreendedorismo Social, apresenta uma análise dos projetos apoiados pelo Programa em termos do seu valor de inovação social e capacidade de sustentabilidade, tendo também o objectivo de disseminar alguns bons exemplos nestas áreas.

“Todos os projectos escolhidos estão a trabalhar problemas sociais importantes e negligenciados em Portugal e têm uma capacidade de mobilidade, envolvimento e capacitação de muitos interlocutores na cadeia de valor da solução e elevado potencial de impacto social”

Pode encontrar a sessão de apresentação aqui.

E o manual aqui.

 

Nota: O programa de Cidadania Activa, gerido pela  Fundação Calouste Gulbenkian, é um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais (ONG), para o período de 2013 a 2016, financiado através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants). Mais informações aqui: http://www.gulbenkian.pt/inst/pt/Atividades/ProgramasGulbenkian/ProgramaCidadaniaAtiva-EEAGrants?a=4148

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s