Conhecimento

EVPA – Rede e conhecimento

 EVPA_logo_eventpage

A EVPA ( European Venture Philantropy Association) é uma associação constituída por organizações que trabalham ou têm interesse nas temáticas de investimento social e filantropia de impacto.

Estabelecida em 2004, ambiciona ser uma referência em termos de conhecimento e rede para investidores sociais, filantropos de impacto e fundações, que usem o investimento social e a filantropia de impacto para resolver problemas com forte impacto social. É também seu objectivo promover o uso adequado e disponibilizar orientações para a filantropia e investimento social.

O seu trabalho assenta essencialmente nos seguintes 5 pilares:

EVPA_what_we_do

Do seu trabalho destacamos os pilares do conhecimento e orientações, que consistem na publicação periódica de relatórios e manuais, de acesso gratuito a entidades não associadas. Estas publicações são elaboradas nas seguintes áreas: i) melhores práticas; ii) estatísticas de indústria/análise de mercado; iii) investigação de atores chave, e iv) casos de estudo. Este pilar assume assim, um papel muito importante para a sensibilização e orientação dos vários atores deste novo mercado.

Dos documentos produzidos destacamos:

#1: Filantropia de Impacto e Investimento Social – Análise do mercado

Desde 2010 que a EVPA têm trabalhado ao nível de análise de mercado, sendo o principal repositório de dados de filantropia e investimento de impacto a nível europeu.

 #2: Learning from failures in venture philanthropy and social investment

Partindo de experiências e lições de 12 organizações associadas, o presente relatório, pretende partilhar aprendizagens e analisa estratégias e investimentos que falharam e as razões para tal ter acontecido. Paralelamente foca-se em possíveis estratégias de mitigação de risco constituindo uma ferramenta bastante útil para novos atores a operar neste mercado.

 #3: A practical guide to measuring and managing impact

Este guia prático agrupa boas práticas de medição de impacto em 5 passos de fácil compreensão, fornecendo conselhos práticos e recomendações para a implementação de estratégias de medição de impacto, tanto ao nível do investidor como da organização social.

 

Durante as próximas semanas serão publicados os resumos em português dos dois últimos documentos referidos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s