Opinião

“É urgente mudar de paradigma de financiamento” – por Rita Louro da Fundação Gil

FGil

 

O enfraquecimento da intervenção do Estado na delineação de soluções capazes de ultrapassar os diversos desafios colocados à sociedade portuguesa, tem reforçado o papel das mais de 50 mil instituições que se dedicam à criação de valor social nas diferentes comunidades que servem.

A importância do trabalho desenvolvido por estas instituições tem sido fundamental para promover o acesso à saúde, educação e emprego. No entanto, parte desta intervenção é realizada de forma isolada e independente, ignorando as vantagens de fomentar redes colaborativas que permitam criar sinergias, optimizar recursos e aumentar o impacto social.

A duplicação de esforços arrasta consigo um outro problema: o financiamento da própria actividade destas instituições. Portugal carece de mecenas e de uma cultura filantrópica suficientemente forte e enraizada para dar resposta a todas as solicitações de apoio financeiro, sendo que a maioria das organizações da Economia Social não integrou ainda iniciativas capazes de gerar parte do financiamento exigido.

Continuamos a abordar os mesmos mecenas, e a desenvolver o mesmo tipo de acções de angariação de fundos. Torna-se por isso urgente alterar o paradigma de sustentabilidade quer através da disponibilização de um enquadramento legal adequado à criação de negócios sociais, quer através da celebração de parcerias entre instituições ou mediante a implementação de uma estratégia de captação de fundos verdadeiramente diferenciadora.

A capacidade de financiar a própria actividade não deve ser um exclusivo do sector corporativo, mas sim uma parte integrante do trabalho desenvolvido pelas organizações sociais no sentido de dar continuidade à sua intervenção.

 

Rita Louro

Directora de Inovação Social

Fundação do Gil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s